Comprimidos não curam esquizofrenia

“A esquizofrenia não tem cura e configura o mais intrincado transtorno psiquiátrico. É um desarranjo na liberação de dopamina, neurotransmissor associado às sensações de prazer e de recompensa. A medicina está longe de decifrar a esquizofrenia por completo, mas os progressos registrados nas últimas décadas permitem à maioria dos pacientes levar uma vida razoavelmente normal.”  ̶  ( http://veja.abril.com.br/040608/p_118.shtml)

O Diagnóstico da esquizofrenia não pode ser realizado tendo uma única visão sistêmica como o cenário gerador do problema. Enquanto ela for tratada apenas como doença física, e portanto a se encontrar qual o medicamento deve resolvê-la, muitos doentes jamais serão curados.

Na realidade não existe uma causa apenas para as doenças mentais, e principalmente a esquizofrenia. Ela pode surgir de um dos cinco possíveis cenários sistêmicos ou qualquer combinação entre eles, que são:
a)        Fato biológico, hereditário, genético;
b)        Contexto psicológico, relacionamentos, interferências externas;
c)         Sistema social, cultural, educacional;
d)        Causa espiritual, escolha da prova;
e)        Fenomenologia espírita, obsessões animismo.

Qual é o médico, psiquiatra ou psicólogo que tem conhecimento e coragem suficiente para dizer à família do paciente que a doença dele pode ser de cunho espiritual?

Qual?

Centenas e centenas deles, que já tiveram esta abertura. Há pelo Brasil diversos hospitais psiquiátricos voltados para um tratamento holístico, não apenas medicamentoso. A Associação Americana de Psiquiatria já está alertando seus filiados, sobre isso.

Para a Doutrina Espírita, alguns casos de esquizofrenia são perfeitamente identificados dentro do fundamento espírita da reencarnação. Sendo o Espírito eterno, tendo vivido diversas existências em busca do seu burilamento (sua evolução espiritual), uma reencarnação como esquizofrênico é uma forma que resgatar suas dívidas, pagar seus pecados em vidas anteriores.

Quer conversar sobre isso?

4 comentários em “Comprimidos não curam esquizofrenia

Quer fazer algum comentário?